Site icon Aprenda Como Investir na Bolsa de Valores

Análises de fraudes e pirâmides financeiras

Nós do comoinvestirnabolsa.net gostamos de analisar profundamente projetos e oportunidades financeiras.

Nesse processo, é bastante comum encontrarmos fraudes ou projetos bastante duvidosos. Fazemos questão de mostrar aqui os questionamentos que precisam ser feitos e as inconsistências para que as pessoas não sejam prejudicadas.

A estratégia mais comum de uma pirâmide financeira é se disfarçar de algo inovador, útil, que gera rendimentos muito elevados para todos.

Fique atento para não cair em nenhum golpe. Além de arriscadas, as pirâmides financeiras são crime, conforme o artigo IX da lei nº 1.521.

Confira abaixo algumas análises que já fizemos:

Que tipo de abordagens são comuns em fraudes?

As fraudes financeiras são um fenômeno que envolve várias estratégias com o propósito de ludibriar indivíduos ou empresas para extrair dinheiro deles. Essas estratégias englobam o roubo de identidade, esquemas de investimento ilusórios, fraudes relacionadas a loterias e os conhecidos esquemas de pirâmide, entre outros.

Focando nos esquemas de pirâmide, eles são uma modalidade específica de fraude financeira. Nesse esquema, um promotor atrai investidores prometendo altos retornos em um curto espaço de tempo. Por exemplo, promessas como 40% de ganhos ao mês, ou ainda 1% de ganhos ao dia e coisas do gênero. Obviamente, a suposta lucratividade prometida, mesmo que inicialmente paga, não vem de lucros gerados por um empreendimento real (sempre há uma propaganda de suposto negócio real, que não existe na prática), mas sim pelo dinheiro aportado por novos investidores. Quando a atração de novos investidores diminui, o esquema colapsa, deixando aqueles que recentemente entraram sem o retorno do seu investimento.

Para evitar cair em fraudes e esquemas de pirâmide no Brasil, as orientações a seguir podem ser úteis:

Informação e Educação Financeira: Compreender os diversos tipos de fraude e o modo como operam é crucial. Assim, você pode identificar facilmente propostas que parecem incrivelmente vantajosas, mas que escondem intenções fraudulentas. Se você tiver conhecimentos básicos sobre finanças, isso ajuda a identificar promessas “boas demais para serem verdade”.

Desconfie de Retornos Garantidos: Todo investimento tem um grau de risco associado. Logo, desconfie de propostas de investimentos que prometem altos retornos garantidos. Não existe investimento que possa garantir retornos altos sem a presença de riscos. Para referência, no Brasil retornos garantidos legítimos podem ser na ordem de, no máximo 1% ao mês. Investimentos seguros como tesouro direto, fundos imobiliários, entre outros podem oferecer taxas dessa magnitude. Qualquer coisa acima disso deve ser desconfiada ao máximo, pois não há como “garantir” retornos maiores que esses sem grandes riscos. Por exemplo, a bolsa de valores pode dar retornos muito superiores a 1% ao mês, porém isso não é garantido, é uma chance, assim como podem dar prejuízo. Entende a diferença? Retorno alto garantido é apenas com pirâmide financeira, que dura pouco tempo e faz a maior parte das pessoas perderem dinheiro no final, além de ser ilegal.

Verifique a Legitimidade: Antes de se comprometer com um investimento, certifique-se de que a empresa, corretor ou consultor estão devidamente registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Faça Perguntas: Não hesite em esclarecer suas dúvidas. Entender como o retorno será obtido e qual é o modelo de negócio é essencial para identificar possíveis esquemas de pirâmide.

Cuidado com Pressão para Investir: Se você se sentir pressionado a investir rapidamente, é provável que esteja diante de um golpe. Não se apresse, e faça uma análise cuidadosa antes de se comprometer.

Segurança Digital: Mantenha seus dispositivos digitais, como computadores e smartphones, seguros e atualizados. Nunca compartilhe suas informações pessoais ou financeiras online, a menos que a transação seja realizada em um ambiente seguro e que você mesmo(a) tenha iniciado.

Não invista por indicação de amigos: se você não entende do negócio, não invista apenas porque algum amigo ou conhecido o fez e recomendou para você. Os esquemas de pirâmide sempre recompensam grandemente quem faz indicações, por isso eles estão sendo estimulados a divulgar para ganhar mais e atrair mais pessoas para o golpe.

Denuncie: Se você suspeita que foi vítima de fraude, denuncie à polícia e ao órgão regulador financeiro. Ficar em silêncio só beneficia os fraudadores, permitindo que continuem enganando outras pessoas.

Leia também outros artigos de nosso site:

Exit mobile version