Inflação – Martin Feldstein | Wall Street Journal

Os indicadores do mercado de títulos apontam para uma inflação crescente nos meses anteriores. Esta situação tem aumentado a ansiedade tanto dos economistas quanto dos investidores. Martin Feldstein, um economista de Harvard, diz que as ondas anteriores de inflação ocorreram e foram moderadas, mas o cenário atual parece ser um pouco único. Em uma coluna para o Wall Street Journal, ele apresenta quatro razões pelas quais se prevê que a inflação continue aumentando. Neste estudo, analiso o argumento de Feldstein em dois contextos: urbano e rural. Foco nas prováveis implicações da inflação em ambos os cenários, além das respostas antecipadas de vários atores.

Feldstein considera que o “gasto excessivo em relação à oferta disponível” é a principal causa da inflação. O influxo de riqueza de empresas ilustres e empreendimentos imobiliários de prestígio sustenta as economias metropolitanas. Pressões inflacionárias rápidas e custos de vida crescentes podem colocar os indivíduos de baixa renda sob estresse e causar uma bolha imobiliária. Entretanto, as economias rurais são geralmente apoiadas por apenas um punhado de empresas, de modo que um aumento de preços em uma dessas indústrias pode ter um impacto dramático e rápido na economia local, contribuindo para maiores disparidades de riqueza e renda.

Semelhante ao primeiro ponto, a segunda tese de Feldstein, “os ganhos de preços se acelerarão se a renda aumentar mais rapidamente do que a produtividade”, tem duas repercussões fundamentais ao contemplar uma divisão entre as populações rurais e urbanas. Consumidores e empresas ganharão com um forte boom inflacionário nas áreas metropolitanas, onde a concorrência e os salários são freqüentemente maiores. Em contraste, a competição por empregos nas áreas rurais é tipicamente menos intensa. Se o crescimento da produtividade não for acompanhado pelo crescimento da renda, os habitantes rurais podem ser forçados a fazer escolhas difíceis a fim de acompanhar o aumento das despesas com alimentação, saúde e moradia.

Esta situação é agravada pelo terceiro ponto de Feldstein, que é que “o Fed terá que aumentar ainda mais as taxas de juros se quiser manter a inflação sob controle”. Após consecutivos aumentos de juros em uma economia fragilizada, um aumento na taxa de juros de longo prazo provavelmente terá um impacto negativo maior sobre as comunidades rurais do que sobre as áreas urbanas, além é claro de baixar ainda mais o valor das ações na Bolsa de Valores. Quem ganha com isso são apenas os investidores de PUTs. Nas comunidades rurais, é mais provável que os consumidores confiem nos gastos baseados no crédito, sejam eles carros, habitação ou educação, para financiar seus estilos de vida. Um aumento nas taxas de juros de longo prazo torna mais difícil o acesso a esses serviços, aprofundando a desigualdade entre os cidadãos nas comunidades urbanas e rurais.

Feldstein prevê que “as expectativas de inflação aumentarão”, o que provavelmente levará a novos aumentos no custo de vida. Nesta situação, tanto as cidades quanto as áreas rurais estão dispostas a sentir o aperto. Os cidadãos urbanos terão dificuldades para lidar com o aumento do custo do aluguel, da alimentação e de outros bens essenciais, enquanto as comunidades rurais poderão sofrer com a falta de oportunidades para compensar a renda perdida.

É claro que a inflação vai ter um impacto amplo e desigual sobre as populações urbanas e rurais. Como o mercado de títulos continua a aumentar as taxas de longo prazo, é essencial que tanto os governos municipais quanto as empresas rurais tomem medidas para se prepararem para a inevitabilidade do aumento dos preços e da diminuição do poder aquisitivo. Atenuar os efeitos agora, em vez de esperar até que seja tarde demais, é essencial para garantir que uma crise econômica seja evitada.