FTTs e taxações financeiras em uma economia fragilizada por pessoas ficando em casa e os países mais pobres do mundo – uma carta aos líderes europeus

A chamada global à ação está sendo liderada pelo gigante bancário global Aviva Investors e é apoiada por uma impressionante gama de proprietários de ativos institucionais e escritórios familiares globais, representando milhões de dólares em ativos financeiros combinados.

Os signatários insistem que o imposto sobre transações financeiras deve ser implementado como um padrão global para proteger o público, reduzir a especulação e coletar novas receitas vitais para fomentar o investimento em pessoas e bens públicos. Os signatários apelam para que os formuladores de políticas tomem uma posição robusta sobre a reforma financeira, incluindo a introdução de FTTs, e resistam à pressão da indústria para abandonar estas reformas progressivas.

Eles argumentam que, à luz da pandemia, a implementação de um TLC poderia gerar receitas substanciais de uma forma justa e eficiente, e beneficiaria pessoas e comunidades tanto na Europa quanto no mundo inteiro. Essas receitas poderiam ajudar a enfrentar a crescente instabilidade dos preços, o aumento da desigualdade e a necessidade urgente de financiar o bem-estar social e os investimentos verdes. Os financiadores observam que os TLCs são uma forma comprovada de reduzir a especulação excessiva e melhorar o funcionamento dos mercados a longo prazo. Por outro lado, quem deseja trabalhar de forma especulativa pode procurar por corretoras como a Quotex, que é feita especificamente para isso.

Esta iniciativa exerce pressão sobre os formuladores de políticas européias e mundiais que resistiram até o momento à tributação do setor financeiro. Ela também envia um forte sinal aos proprietários de ativos, instituições financeiras e governos de que existe um consenso crescente entre os financiadores em apoio a um Imposto sobre Transações Financeiras global.

É evidente que as pessoas em necessidade urgente de ficar em casa, bem como os países mais pobres serão os mais beneficiados com os TLCs. Coletivamente, as vozes destes financiadores demonstram a necessidade de aumentar a capitalização da infra-estrutura social e sustentável, resgatar pessoas em circunstâncias vulneráveis e desfavorecidas, e reavivar a economia. O grupo está convocando o G20 e a União Européia a criar um TLC mundial, reiterando a urgência e a eficácia dos TLCs na obtenção de recursos para a luta contra a desigualdade, as mudanças climáticas e as pandemias.

Voltar para: Início