Site icon Aprenda Como Investir na Bolsa de Valores

Opções Binárias no Brasil

Negociar as ações mais populares do mundo, como Tesla, Google, Amazon, e mais de 100 ativos com rentabilidade de até 95% por operação, em apenas 60 segundos. Isso existe?!

Estamos falando de opções binárias.

Leia esse artigo até o final, pois pode ser o texto mais importante que você já leu.


O que são opções binárias?

Opções binárias são instrumentos financeiros que permitem aos negociantes realizar previsões sobre o preço de um ativo, não sendo necessário possuir nenhum ativo. Ou seja, você apenas diz se uma ação vai subir ou cair e investe nesse “resultado”.

O nome “binário” vem do fato de que há somente duas opções de resultado: acerto ou erro.

Fica mais fácil de entender com um exemplo prático: você aposta que o preço da ação da Tesla vai subir nos próximos 60 segundos. Se isso acontecer, você ganha (até 95% do valor investido).

Nas opções binárias, você vende ou compra a opção de um ativo, não o próprio ativo em si. É bem mais simples do que a bolsa de valores (onde você precisa comprar o ativo e acompanhar seu preço, decidindo a hora de sair).

Nas opções binárias você apenas investe no resultado (vai subir ou vai cair) dentro de um prazo determinado.

Esta modalidade teve seu surgimento em 2008 e seu início de regulação foi em 2012.

Por que operar opções binárias?

Porque se trata de um sistema muito simples onde você investe determinado montante de dinheiro (aguardando um período de tempo específico) e tenta prever se seu valor irá subir ou descer.

Mas, antes de começar a investir seu dinheiro, recomenda-se que você crie uma conta de demonstração em uma corretora. Existem muitas corretoras binárias que disponibilizam esse tipo de conta (Demo) para seus usuários.

A maioria delas disponibiliza também tutoriais e materiais educacionais, como apresentações, vídeos, e-books, entre outros, a fim de ajudar você a aprender e ganhar experiência, até se tornar um negociante de sucesso. Aproveite este material!

Recomendamos que você crie uma conta na Binary.com – Deriv, que é a melhor corretora para brasileiros operarem opções binárias.

Outra corretora muito popular e excelente para brasileiros é a IQ Option.

Como funciona uma opção binária?

Você escolhe um ativo e um tempo pré-determinado de operação. Então você tem duas possibilidades de operação:

  1. Se você acredita que o preço do ativo irá subir neste intervalo de tempo, você opta pela operação de CALL (compra).
  2. Se você acredita que o preço do ativo irá cair neste intervalo de tempo, você opta pela operação de PUT (venda).

A diferença em relação a outros tipos de investimentos é que o investidor é remunerado com um valor fixo caso ele esteja certo, podendo ganhar em torno de 70 e 95% do investimento. Porém, caso esteja errado, a perda será o valor total do investimento.

A negociação deste instrumento financeiro é feita através de brokers que disponibilizam as suas plataformas online para as negociações.

É possível negociar manualmente com sistemas de sinais ou então utilizar sistemas automáticos de negociação – os robots (bots).

Como operar opções binárias em 8 passos

  1. Realize seu cadastro em uma corretora de opções binárias
  2. Faça o depósito do valor que deseja investir
  3. Escolha um mercado
  4. Selecione a opção Sobe/Desce
  5. Escolha uma duração
  6. Se o gráfico está em tendência de alta, clique em “Sobe”
  7. Se a tendência é de baixa, clique em “Desce”
  8. Aguarde a finalização da operação

Observe que, na imagem acima, o mercado selecionado foi o de OURO/USD e a duração da operação é de 5 minutos.

Nessa situação, um investimento de 10 dólares na opção Sobe retornaria 18.36 dólares se o preço do ouro estiver mais alto do que 1859.22 (cotação atual do ouro na imagem) após 5 minutos.

Um investimento de 10 dólares na opção Desce retornaria 16.96 dólares se o preço do ouro estiver mais baixo do que 1859.22 após 5 minutos.

É possível ganhar na alta e na baixa do mercado:

Enquanto no mercado de ações os investidores torcem principalmente pela alta dos ativos, nas opções binárias é possível ganhar também quando o mercado cai.

No exemplo abaixo, repare que eu marquei a opção Desce (apostei na queda do mercado) e o preço final da operação foi menor do que o preço de entrada, resultando em lucro.

Por isso que há uma mensagem dizendo “ganhou” no canto esquerdo da tela. Essa foi minha segunda operação do dia:

A bandeira da figura acima sinaliza quando a operação termina.

Esse foi um exemplo prático de operação Sobe/Desce. Para começar a negociar com uma corretora binária (logo após seu depósito de investimento), você terá de escolher quais os ativos que deseja transacionar e assim definir os tempos de expiração.

Estes se dividem em três grupos principais: curtos (15 segundos, 30 segundos, 60 segundos, 2 minutos, 5 minutos, 15 minutos, 30 minutos), médios (1 hora, 10 horas, 24 horas, final do dia) e longos (final de semana, final do mês, 30 dias, 150 dias, final do ano).

Veja abaixo a conclusão de uma operação de compra (opção “Sobe”). Repare no menu lateral esquerdo, quando a operação termina:

Existem muitos tipos de opções de comércio que podem ser usadas para transacionar, e essa decisão é um dos passos mais importantes no comércio de opções binárias.

Os exemplos acima foram feitos na plataforma Binary/Deriv, mas em outros brokers a lógica é semelhante.

Confira abaixo algumas modalidades comuns de opções binárias:

Opções Dinheiro ou nada

Para os iniciantes, o mais fácil é usar as opções Dinheiro-ou-nada, que, como já mencionado acima, consiste em apostar no aumento ou na descida do valor do ativo, não importando o valor final, mas apenas se está acima ou abaixo do valor à altura da colocação da aposta.

Opções Ativos ou nada

Ao contrário da opção anterior, no Ativos-ou-nada o pagamento é determinado pelo preço do ativo em si. Por exemplo: o preço estará acima ou abaixo de determinado valor após 5 minutos.

Opções One Touch

Já para os negociantes mais experientes, outro tipo de opção binária é One Touch, que requer que se faça uma previsão do valor específico do ativo – essa opção termina quando o ativo atinge um valor determinado pelo menos uma vez.

O objetivo é acertar que o preço vai chegar ao valor escolhido dentro do período de tempo em que dura a operação.

Se o valor do ativo atingiu aquele preço, a operação é ganha automaticamente, mesmo que o tempo ainda não tenha terminado.

Opções No Touch

A opção No Touch apresenta a mesma filosofia do One Touch, porém neste caso o ativo selecionado não deverá atingir o valor específico no tempo de expiração selecionado.

Opções 60 seconds

Por último, mas não menos importante, existe a modalidade 60 seconds, que, como o nome já sugere, são operações muito rápidas. É muito popular entre os que já tem alguma experiência.

Esta opção permite fechar rapidamente a operação antes que haja uma inversão de preços, desde que exista uma tendência muito definida.

Cabe ressaltar que cada broker tenta oferecer algo diferente, então é comum encontrar variações a estes formatos.

Que tipos de ativos podem ser transacionados em opções binárias?

Ações, bens, índices e pares cambiais. No entanto, cada corretora disponibiliza diferentes tipos de ativos.

Para transacionar ações é importante saber o máximo de informação possível sobre as empresas. Se uma empresa apresenta dados financeiros positivos e um bom plano de investimento, então existem probabilidades excelentes do valor das ações desta empresa aumentarem.

Exemplos de ações populares: Microsoft, Google, Apple, Tesla.

Negociar em pares cambiais significa investir no mercado de moedas estrangeiras (também chamado de FOREX), por exemplo: USD/EUR, EUR/GBP, GBP/USD.

Um dos ativos mais usados em negociação binária são os bens, por serem conhecidos como os ativos mais previsíveis entre todos, devido à sua estabilidade habitual (demografia, quota de produção, tempo, fluxos comerciais). Os mais populares são: petróleo, café, gás, ouro, prata, açúcar e milho.

Na maioria das corretoras binárias, entre os índices transacionais mais populares e disponíveis, estão Dow Jones, S&P500, Wilshire 5000, Nasdaq e Russel 2000. Eles representam índices de cestas (conjuntos) de ações.

Qual a diferença entre opções binárias e opções de ações?

Opções de ações são as chamadas CALL e PUT, que conferem o direito de comprar ou vender uma ação a um determinado preço. Essas opções são negociadas em corretoras de bolsas de valores, e cada opção está associada a uma ação.

As opções CALL e PUT de ações possuem um valor que varia a todo momento, como se fosse uma ação, e possuem uma data limite para terminar. Portanto, são diferentes das opções binárias.

Na prática, operar opções binárias é mais fácil (possui menos complexidade) do que opções de ações, onde o valor de cada opção segue modelos matemáticos complexos como Black and Scholes.

Mas não sei bem como ser um Trader (investidor do mercado financeiro)… o que posso fazer?

Primeiramente, você pode começar estudando análise gráfica, que é a mais utilizada para esses tipos de operação.

Para quem não quer tomar decisões sozinho, existem no mercado alguns robots de auto trading. O auto trading é útil para negociantes que não possuem experiência nas opções binárias, pois se trata de uma negociação automática.

Com ele é possível realizar vários negócios usando várias técnicas sem ter que acompanhar o mercado constantemente. Ou seja, o robô faz praticamente tudo por você.

No entanto, o ideal é que você estude análise gráfica/técnica para se transformar em um bom trader e aprender a operar por conta própria.

Opções binárias é seguro?

No mercado de opções binárias você tem duas possibilidades: ter um alto lucro sobre o seu capital ou perder tudo o que tem. Isso já seria um enorme ponto de alerta para quem cogita este tipo de investimento.

É um mercado extremamente volátil, onde muitas vezes você não tem todas as informações necessárias para uma análise.

Existem milhares de corretoras para negociar no mercado e esse número não para de crescer. Contudo, existem muitas corretoras fraudulentas, portanto sugere-se ter muito cuidado na escolha.

Normalmente, corretoras regulamentadas apresentam altos padrões de segurança e o dinheiro dos negociantes é segregado para contas especiais onde fica totalmente seguro.

Dependendo do seu perfil de investidor (conservador ou arrojado), as opções binárias podem não ser indicadas.

Um diferencial das opções binárias é o fato de os negociantes não limitarem a transacionar apenas com ativos que estão situados em sua localização, podendo assim negociar em qualquer ativo de qualquer parte do mundo, devendo somente estar ciente de estar transacionando de acordo com o fuso horário do mercado escolhido.

O órgão regulador do Brasil é denominado de Conselho Monetário Nacional (CMN), que juntamente com a CVM regulamenta a indústria binária. Qualquer corretora que deseje operar no Brasil terá de conseguir uma licença a fim de poder operar legalmente.

Apesar de ainda ser um mercado pouco explorado no país, a negociação com as opções binárias estão firmes no mercado internacional, sendo bem aceitas e difundidas entre os negociantes.

Qual a melhor corretora para operar opções binárias?

É muito importante escolher uma corretora de confiança, segura, para evitar dores de cabeça. Como esse mercado é relativamente novo, muitas corretoras estrangeiras não aceitam brasileiros.

Felizmente, a Binary.com, uma das melhores corretoras para operar opções binárias do mundo, aceita.

Sem dúvida, esta é a corretora mais recomendada, juntamente com a IQ Option.

Obs: atualmente a Binary atua no Brasil com o nome Deriv.

Onde posso aprender mais?

Se você quer aprender a fundo como operar e ganhar dinheiro com opções binárias, fazendo gestão de capital, entendendo onde investir e porquê, recomendamos que estude tendências gráficas e Teoria de Dow.

Comece lendo esse artigo. Estude também por livros:

Livros de opções binárias:

Alguns dos livros mais populares sobre o assunto são:

Porém, esses livros todos contam com poucas avaliações na Amazon, e algumas avaliações negativas, o que coloca a qualidade dos conteúdos em questionamento.

Como alternativa mais útil, recomendamos a leitura dos seguintes livros de análise técnica/gráfica, que irão dar um ótimo auxílio para operar nesse mercado:

Veja também:

Disclaimer: Os produtos oferecidos no site Binary.com incluem opções binárias, contratos por diferença (“CFDs”) e outros derivados complexos. A negociação de opções binárias pode não ser adequada para todos. A negociação de CFDs apresenta um alto nível de risco, já que a alavancagem pode funcionar tanto para sua vantagem quanto para sua desvantagem. Como resultado, os produtos oferecidos no site podem não ser adequados para todos os investidores devido ao risco de perder todo o seu capital investido. Você nunca deve investir dinheiro que não pode perder e nunca deve negociar com dinheiro emprestado. Antes de negociar os produtos complexos oferecidos, tenha certeza que você entende os riscos envolvidos.

Exit mobile version