Passo a passo para comprar bitcoins sem complicações

como comprar bitcoinA procura por bitcoins está crescendo cada vez mais e não tem previsão de retroceder. Basicamente, o bitcoin é uma moeda digital descentralizada (ou seja, nenhum banco ou instituição controla) onde tudo é feito por um grande sistema interligado, sem um órgão regulador central. Esse sistema trabalha com blockchain e criptografia, e pode ser considerado mais seguro inclusive que os bancos.

O preço do bitcoin é formado basicamente pela oferta e demanda do mercado. Quando mais pessoas estão interessadas em comprar a moeda, o preço sobe. Quando poucas pessoas estão interessadas em comprar e muitas estão interessadas em vender, o preço cai.

Alguns fatores que colaboram para o crescimento do preço da moeda são notícias de que países estão aceitando e regulamentando a utilização do bitcoin. Cada novo site, portal ou empresa grande que anuncia que vai passar a aceitar pagamentos e transações em bitcoins fazem com que o preço da moeda suba. Atualmente, com o crescimento da popularidade e prova da segurança do sistema, cada vez mais países e empresas tem aceitado a moeda, e ainda faltam muitos países. Isso significa que o bitcoin ainda pode se valorizar muito.

Então, para não ficar de fora dessa valorização e conseguir lucrar com essa subida, é preciso saber como comprar bitcoins. Confira o passo-a-passo:

Escolha uma boa exchange

Exchange é o nome dado às corretoras que comercializam o bitcoin. É por meio dessas empresas que você consegue comprar e vender seus bitcoins, ou seja, a resposta para quem pergunta “onde comprar” é: em uma exchange. Os critérios que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma exchange são:

  • Segurança: empresas pouco conhecidas podem não ser seguras. A segurança de uma exchange é fundamental para garantir que você não vai perder tudo o que investiu. É muito comum ocorrerem roubos, hackers, falências, etc. com exchanges pouco seguras, por isso é fundamental ter certeza de que você está utilizando uma exchange confiável.
  • Aceitação: são poucas as exchanges grandes que aceitam brasileiros. Aos poucos, com o amadurecimento do mercado, é natural que mais exchanges passem a aceitar moradores do Brasil, mas de qualquer forma, é bom checar isso para não perder tempo preenchendo um cadastro e ficar sabendo depois que foi rejeitado por não fazer parte dos países aceitos.
  • Taxas: as taxas cobradas pela compra e venda de bitcoins variam. Então é importante comparar os preços para fazer um bom negócio, sem perder de vista – é claro – a segurança das exchanges, que é o fator mais importante!

exchanges

Faça seu cadastro escolhendo se quer pagar em reais ou dólares

Muitas exchanges oferecem a opção de comprar bitcoins usando como moeda básica o dólar ou o real. Se você vai utilizar cartão de crédito ou conta Paypal, por exemplo, escolher a opção dólar pode ser mais interessante. Se prefere pagar por transferência bancária ou PIX, talvez valha mais a pena optar pela opção de reais.

Escolha o processo de ativação por duas etapas

Quando você estiver criando sua conta em uma boa exchange, ela oferecerá a opção de ativação em duas etapas. Isso significa que, sempre que você foi realizar o login, terá que informar um código (além de informar seu usuário e senha). Basicamente, esse código é gerado por um aplicativo no celular, as exchanges explicam tudo num passo a passo básico. É simples e vale a pena pois garante muito mais segurança para suas transações.

Faça tudo em um computador confiável

Quando você estiver criando sua conta, automaticamente a exchange irá salvar a rede e o computador que você utilizou, para não permitir que outro computador ou rede tente acessar sua conta. Então procure não fazer isso em uma cafeteria, lan house ou locais públicos. Faça preferencialmente no computador da sua casa.

Acompanhe a cotação

Depois que concluir o processo de criação da conta, você está pronto para comprar seus bitcoins! Procure acompanhar o preço do bitcoin ao longo do dia para comprar em um bom momento. Pode ser que ocorra alguma oscilação nos preços e, dependendo do valor que você vai investir, pode fazer diferença. Mas também não demore muito, senão o preço pode acabar subindo e você perderá a chance de fazer um bom negócio.

Indo para a prática

Agora que você já aprendeu os aspectos básicos sobre a aquisição de Bitcoins, está na hora de ir para a prática!

Os artigos abaixo irão orientar você nesse processo:

Leia também: