6 Perguntas Frequentes sobre Bolsa de Valores

Por que eu deveria investir no mercado de ações?

Porque você tem a oportunidade de construir riqueza em um período de tempo relativamente curto com risco moderado.

Com uma carteira devidamente administrada e balanceada, você não precisa se preocupar com as oscilações do mercado, tornando sua jornada de investimentos mais saudável psicologicamente.

Posso confiar em fundos de investimento em ações (FIA)?

Muitos investidores supostamente bem-sucedidos afirmam assegurar seu futuro financeiro através do investimento no mercado de ações sob sua administração, mas é preciso muito cuidado ao escolher um fundo.

Não acredite em promessas com garantias de retornos, nem se baseie em dados históricos de curtos períodos. Faça uma análise ampla e cuidadosa antes de escolher um FIA.

É arriscado investir em ações?

Sim, é arriscado. Mas é possível minimizar os riscos ao investir, com uma boa dose de disciplina e paciência. O sucesso do investimento a longo prazo tem tudo a ver com ter um plano e escolher as ações certas, das empresas certas.

Quais são os riscos?

Há muitos riscos envolvidos durante a negociação de ações. Um dos maiores erros que um investidor inexperiente pode cometer é a negociação ou compra de muitas ações só porque alguém comentou bem a respeito.

Tomar boas decisões de investimento não é fácil. Requer seu tempo e esforço para procurar, analisar e fazer valuation de empresas em potencial. Se você não for suficientemente paciente, isso o levará a perder tempo e dinheiro.

Quanto dinheiro pode se perder no mercado de ações?

Você pode perder todo seu investimento, e até mesmo ter saldo negativo caso opere alavancado ou no mercado de futuros.

Quando as turbulências financeiras acontecem, é comum que as taxas de juros da economia subam e isso tire a atratividade do mercado de ações em comparação com a renda fixa. Também há o risco de recessão sistêmica etc.

Como posso me organizar para investir sistematicamente na bolsa de valores?

Faça um esforço para equilibrar sua renda e sua dívida para evitar qualquer estresse financeiro em sua vida, o que criará ansiedade e impedirá sua tomada de decisão. Gerenciar suas finanças pessoais deve ser parte significativa de sua estratégia se você quiser construir riqueza no mercado de ações.

Outra maneira de economizar dinheiro suficiente para investimentos na bolsa de valores é pedir ajuda aos membros de sua família ou a alguns amigos que talvez queiram ajudá-lo.

Finalmente, você também pode obter empréstimos de bancos, mas isso é arriscado porque você terá um prazo para pagar a dívida, e pode ser que o retorno da bolsa não seja rápido o bastante, fazendo a situação final ser ainda pior que a inicial.

Desta forma, pode-se concluir que não é fácil administrar sua carteira porque você terá outras metas para avaliar simultaneamente.

Leia também: