Site icon Aprenda Como Investir na Bolsa de Valores

Análise do Caso BinaryEtrade: Altos Lucros sempre esconde uma Pirâmide Financeira

O mundo das finanças e investimentos, especialmente em áreas emergentes como opções binárias e copy trading, está repleto de oportunidades legítimas, mas também de esquemas fraudulentos e pirâmides financeiras.

A BinaryEtrade, mais conhecida como Etrade, é um exemplo emblemático que ilustra como esses esquemas operam, seduzindo investidores com a promessa de retornos extraordinários. Este artigo se debruça sobre o caso da Etrade, desvendando as características que a associam a uma possível pirâmide financeira, e explicando porque promessas de rentabilidade exorbitante são, por definição, insustentáveis.

O Modelo de Negócio da BinaryEtrade

A BinaryEtrade operava predominantemente no segmento de opções binárias e copy trading. Opções binárias são um tipo de instrumento financeiro onde se ganha uma quantia fixa ou se perde o investimento inicial, baseado na previsão correta ou incorreta sobre o movimento de um ativo. Já o copy trading permite que investidores copiem as estratégias e operações de traders mais experientes.

A Etrade dava lucros de cerca de 20% ao mês para quem seguia determinados perfis de copy trading. O site também dizia que qualquer pessoa poderia se cadastrar para ser um trader e obter seguidores, desde que obtivesse um lucro consistente mensal muito grande durante um ano inteiro, no mínimo.

Isso foi feito para passar uma ideia de credibilidade para quem ia seguir uma conta. Mas nenhuma conta a ser seguida apresentava informações extras sobre quem era o trader, nem uma prova consistente sobre seus trades:

Lista de traders

Para provar que os trades realmente existiam, seria preciso (além de informações sobre cada um), uma verificação auditável sobre suas operações, como registros em blockchain que antecedem a movimentação dos preços, provando que de fato esses supostos trades eram verdadeiros.

A BinaryEtrade nunca chegou perto de apresentar essas demonstrações contábeis. Porém os iniciantes leigos pouco se importam, eles acreditam em qualquer coisa e caem em golpes facilmente, estimulados por influencers digitais que ganham dinheiro às suas custas.

Após alguns meses, a BinaryEtrade congelou todas as contas, um movimento típico de esquemas fraudulentos, que levanta sérias questões sobre a legitimidade de suas operações:

A Insustentabilidade da Rentabilidade Prometida

A promessa de 20% de retorno mensal já era, em si, um enorme sinal de alerta. O mercado financeiro, por sua natureza, é imprevisível e volátil. Mesmo os melhores fundos de investimento e os mais habilidosos traders raramente conseguem gerar retornos acima de 1.5% de forma consistente e previsível. Essa promessa de 20% não só desafia a lógica econômica básica, mas também as realidades do mercado financeiro, e qualquer investidor minimamente experiente sabe disso.

Ou seja, se por acaso seu influencer preferido recomendou essa corretora, você pode ter certeza de que ele não entende nada de mercado financeiro, ou está tirando dinheiro dos desavisados. Por exemplo, pessoas desonestas podem indicar muitos clientes para uma pirâmide, sacar o dinheiro rapidamente e assistir de longe o sistema ruir.

Comparação com Retornos de Mercado

Para colocar em perspectiva, os índices de mercado tradicionais, como o S&P 500 ou o Dow Jones, têm uma média de retorno anual que raramente excede os 10-12%. Esses retornos são baseados em uma diversificação de ativos e refletem o crescimento geral da economia. Um retorno de 20% ao mês, que se traduz em uma rentabilidade anual exponencial, é altamente improvável sem um risco correspondente extremamente alto.

Riscos das Opções Binárias e do Copy Trading

Opções binárias são conhecidas por seu alto risco e natureza especulativa. Elas não são um investimento, mas sim uma aposta sobre a direção do mercado em um curto espaço de tempo. O copy trading, embora possa mitigar alguns riscos por meio da experiência de traders profissionais, ainda está sujeito à volatilidade do mercado e às limitações das estratégias individuais de trading.

Características de uma Pirâmide Financeira

A estrutura e operação da BinaryEtrade exibem várias características comuns a esquemas de pirâmide financeira.

Pirâmides financeiras dependem do constante influxo de novos investidores para pagar os antigos. No caso da Etrade, a sustentabilidade dos altos retornos prometidos pode ter sido dependente de novos fundos trazidos por novos participantes, em vez de lucros legítimos de operações de trading.

Falta de Transparência e Base de Ativos

Esquemas de pirâmide frequentemente carecem de transparência em suas operações financeiras. No caso da Etrade, não está claro como os retornos eram gerados ou se havia uma base de ativos legítima e suficiente para suportar os pagamentos.

Congelamento de Contas

O congelamento súbito de contas é uma bandeira vermelha clássica em esquemas de pirâmide. Isso geralmente acontece quando os operadores do esquema não conseguem mais sustentar os pagamentos com os novos fundos que entram, um sinal de que o esquema está perto do colapso, ou já colapsou.

Reclamações

A quantidade de reclamações sobre a BinaryEtrade só aumenta. O site do Reclame Aqui está repleto de pessoas reclamando da empresa, queixando-se também do intermediário de pagamentos (Pay42), que nega seu envolvimento com o caso.

Como Pirâmides Financeiras Enganam Investidores

Pirâmides financeiras são eficazes em enganar investidores, especialmente aqueles com pouco conhecimento sobre o mercado financeiro. Elas utilizam várias táticas para criar uma ilusão de legitimidade e lucratividade, muitas vezes pagando influencers para fazer divulgações.

Muitas pirâmides utilizam testemunhos de “investidores bem-sucedidos” e marketing agressivo para convencer novos participantes. Essas histórias são muitas vezes exageradas ou completamente falsas.

Exploração da Ignorância Financeira

Investidores com pouco conhecimento financeiro são especialmente vulneráveis. Eles podem não entender a natureza especulativa das opções binárias ou o funcionamento de esquemas de pirâmide, tornando-os alvos fáceis.

No início, sempre funciona

Toda pirâmide financeira pode ter resultados positivos no início, afinal ela recém está começando a atrair vítimas. Isso faz parte do golpe, pois o investidor inesperiente, após ver seu saldo aumentar e conseguir fazer alguns saques, cria uma confiança grande no projeto e decide colocar mais dinheiro. Depois, ele perde tudo, saindo com muito menos do que quando começou.

Pressão para Recrutar Novos Membros

Muitas pirâmides também incentivam os participantes atuais a recrutar novos membros, prometendo recompensas adicionais. Isso cria uma cadeia de recrutamento que sustenta temporariamente o esquema.

Conclusão

O caso da BinaryEtrade serve como um lembrete crucial dos perigos de investir em esquemas que prometem retornos altos e rápidos sem uma base sólida. Tais promessas são frequentemente indicativas de esquemas de pirâmide financeira, que são, por definição, insustentáveis e destinados ao colapso, prejudicando a maioria dos participantes.

É fundamental que os investidores busquem educação financeira, realizem due diligence e sejam céticos em relação a ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Veja nesse artigo outros casos de pirâmides que já registramos aqui no Brasil.

Exit mobile version