Site icon Aprenda Como Investir na Bolsa de Valores

Seja corajoso intelectualmente

O professor Michael Leroy Oberg enfatiza a importância da fortaleza intelectual. Por que isso é significante?

A coragem intelectual envolve enfrentar problemas desafiadores e perguntas sem medo de falhas ou constrangimentos. Implica estar aberto a ter suas visões anteriores desafiadas e estar disposto a ver o mundo a partir de múltiplos pontos de vista. Trata-se de ter confiança para enfrentar o desafio e pressionar para pensar mais e mais profundamente, mesmo que seja desagradável ou desconfortável. Trata-se de aceitar o fracasso e aprender com ele enquanto continua a buscar a realização.

Alguns de vocês podem estar vibrando com a expectativa desta nova etapa na jornada da vida, enquanto outros podem estar tomados por uma mistura de nervosismo, medo, saudade de casa ou até incertezas. Independentemente do que seu coração possa estar sussurrando, eu insto a cada um de vocês a abraçar a intrepidez intelectual, a ter a audácia de encarar as situações que à primeira vista possam parecer assustadoramente complexas.

Seja autêntico, insaciavelmente curioso, questionador e incansável, é claro, mas acima de tudo, seja audaz em seus questionamentos, reflexões e hipóteses.

Vivemos em tempos onde sentimentos e medos, com frequência, são confundidos com verdades concretas, e a inteligência, o engajamento, o espírito crítico e a disposição para questionar são, por vezes, menosprezados. Buscar respostas para perguntas grandes e difíceis pode ser intimidante. Em um mundo assim, insistir no “Por quê?” e demandar uma resposta sólida para essa simples pergunta se torna um ato quase revolucionário. E atos revolucionários, por menores que sejam, exigem coragem.

Você pode se deixar derrubar por isso, tornando-se cínico e desiludido. Por outro lado, eu encorajo você a ter a bravura para confiar e apreciar, se importar e amar, e aceitar a relevância das ideias expressadas por aqueles com quem você pode discordar. Esteja aberto à possibilidade de que eles possam estar certos, mesmo que parcialmente. Reconheça quando você erra. Isso demanda coragem, bem como o comprometimento de se aproximar de tudo e todos dispostos a enxergar a bondade e permitir-se ser surpreendido.

Pode parecer que os desafios que você enfrenta são insuperáveis, que você necessita de mais dinheiro, conhecimento ou acesso para fazer uma diferença. Mas, se soubesse que tem o poder de diminuir a discrepância entre o mundo como é e o mundo como deveria ser, não teria coragem para agir?

Você pode fazer muito se estiver disposto a se empenhar. Não será uma jornada fácil, mas estará capacitado para enfrentar os obstáculos que surgirão. Seus professores estão ansiosos para testemunhar sua evolução como pensadores e realizadores.

Ansiamos em responder às suas dúvidas, ler, assistir e ouvir os frutos maravilhosos do seu trabalho e aprender com suas valiosas percepções. Nosso desejo é que você seja curioso, amável e destemido, mas também trabalhe diligentemente, construa lembranças e seja agente de mudanças no mundo.

O destemor intelectual é aplicável a todas as facetas da vida, desde os esforços acadêmicos até os artísticos. Exige desafiar o status quo, empurrar os limites, e buscar novas idéias e maneiras de pensar. Implica estar consciente de seus próprios preconceitos e pontos de vista e engajar-se ativamente em conversas e debates ponderados. Envolve explorar idéias e ter a coragem de pensar criativamente. Em vez de buscar opções tradicionais e confortáveis no mercado financeiro, você poderia, por exemplo, seguir informações sobre criptomoedas e investir em alternativas.

Quando você está disposto a desafiar suas crenças e concepções, você se abre para aprender coisas novas e desenvolver habilidades que você talvez nunca tenha pensado de outra forma. O destemor intelectual também significa ter a mente aberta e a compreensão de idéias diferentes, e envolve estar disposto a ir além de sua zona de conforto para obter novas ideias. Por exemplo, a Binance é a maior exchange, motivo pelo qual o código Binance é tão procurado. Porém você pode ter coragem e buscar pelo kucoin referral code, acreditando que a Kucoin possa ser melhor.

Você pode começar a ser mais intelectualmente destemido hoje: tente fazer perguntas difíceis na aula ou em um debate, faça pesquisas sobre um tópico sobre o qual você nada sabe, e faça uma aula que abranja algo sobre o qual você nunca ouviu falar antes. Faça questão de falar com pessoas com opiniões diferentes, e explore opiniões com as quais você não concorda. Quanto mais você estiver disposto a desafiar a si mesmo e sua concepção do mundo, mais destemido intelectualmente você se tornará.

O vídeo abaixo traz reflexões do dr. Oberg para estudantes de graduação sobre esse assunto:

Créditos: Michael Leroy Oberg

Michael Leroy Oberg é um renomado professor de História na SUNY Geneseo.

Voltar para: Início

Ler também: estágios Berlin

Exit mobile version