Site icon Aprenda Como Investir na Bolsa de Valores

Passo a passo para Incorporação Imobiliária

aprenda como fazer incorporação imobiliáriaVocê sabe o que é uma Incorporação Imobiliária?

Incorporação imobiliária é o conjunto de atividades relacionadas à construção de edificações. De acordo com a Lei nº 9.514 de 21 de dezembro de 1997, o incorporador se responsabiliza pela entrega dentro de prazo estipulado, pelos preços e condições determinadas das obras. Também é considerado incorporador aquele que contrata a construção de prédios para constituir condomínios.

Que cenário precisa da figura do incorporador?

O Mercado Imobiliário nacional tem mostrado um crescimento acelerado, em especial, no período entre os anos 2000-2016. Isso ocorreu devido a vários fatores, e alguns dos quais podemos citar são: o crescente poder aquisitivo das famílias brasileiras e uma maior oferta de crédito para o setor, tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Devido à abundante oferta de crédito no mercado, foi criado um campo favorável e atrativo para aqueles que quisessem investir no ramo da Incorporação. O encontro de um mercado consumidor sedento pela compra de seu primeiro imóvel, empresas capitalizadas e um cenário jurídico mais seguro gerou um cenário nunca visto antes no setor imobiliário nacional.

O crescimento do mercado imobiliário abriu novas frentes de trabalho e oportunidades de negócios com a nova legislação e as regras consistentes, fornecendo a confiança necessária para se investir, tanto para incorporadores quanto para os compradores.

Mesmo em cidades pequenas, com menos de um milhão de habitantes, houve um crescimento acentuado no setor onde se pode ver grandes canteiros de obra de edifícios, sejam eles comerciais ou residenciais, criando a figura do Incorporador, a peça central do crescente mercado imobiliário.

Quem pode ser um incorporador?

A incorporação imobiliária é definida pela atividade e não pela qualificação da pessoa que a promove. Isso significa que qualquer um pode ser um incorporador, seja uma pessoa física, seja um profissional da área.

Você sabia que a atividade de incorporação não exige qualquer qualificação especial e tampouco pede o registro do incorporador em qualquer órgão de controle de classe?

Desse modo, qualquer um pode se aventurar nesse mercado de grande complexidade e que tem se tornado tão interessante para empreendedores dos mais diversos setores. Mas na maioria das vezes, os que se lançam nesse mercado sequer conhecem os conceitos básicos ligados ao tema da incorporação e podem acabar se frustrando com o resultado.

Quais as etapas para fazer uma incorporação imobiliária?

As normas e procedimentos de uma incorporação imobiliária estão previstas na lei nº 4.591/64. O procedimento se resume a fazer um estudo sobre a viabilidade do empreendimento, analisar o terreno, projetar a construção, adquirir o terreno (com matrícula atualizada no cartório), elaborar o memorial de incorporação (dando entrada no cartório para o registro da incorporação), realizar as alienações futuras das unidades, concluir a averbação da construção, fazendo o registro de instituição de condomínio.

Uma vez que o mercado imobiliário está cada dia mais complexo, as operações desta natureza demandam cada vez mais conhecimento. Existe uma necessidade de se ter conhecimento atualizado e completo sobre as regras que o definem. Para suprir essa demanda, um professor chamado Ruy Bataglia Theodoro, engenheiro civil com mestrado em Administração – que presta serviços na área de incorporações a 15 anos e é responsável pela incorporação de mais de dez mil unidades habitacionais – criou o curso “Incorporação Imobiliária“.

O curso Incorporação Imobiliária ensina passo a passo como fazer uma incorporação no ramo imobiliário. O objetivo é fazer o aluno aprender todo o processo de uma incorporação, desde a escolha e aquisição de um terreno, etapas da obra, legislação, etc. até a entrega das unidades prontas, sejam comerciais, sejam habitacionais, totalmente legalizadas. É uma ótima oportunidade de aprender e ficar mais por dentro do assunto.

O formato do curso é em videoaulas, o que permite você voltar e assistir o curso quantas vezes quiser, e também há material para o acompanhamento das aulas. Você pode estudar de qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso a internet. O material didático e as atualizações ficam à disposição dos membros.

Mesmo para quem já tem algum conhecimento na área, o curso agrega muitas informações importantes, pois a experiência do professor traz segurança em decisões necessárias para sua incorporação.

Por essa razão, se você quiser aproveitar o momento para alavancar seu negócio nesse mercado, esse curso é uma ótima opção. Clique aqui para mais detalhes.

Leia também:

Exit mobile version